Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Terceiro Tempo

"Em futebol, o pior cego é o que só vê a bola."

Terceiro Tempo

"Em futebol, o pior cego é o que só vê a bola."

Terceiro Tempo Podcast - Último episódio

O regresso da Liga Portuguesa

31.05.20

O regresso da maior competição em Portugal acontece daqui a três dias. Com toda a situação epidémica a mostrar uma situação regular de novos casos e cada vez mais recuperados e, como tem acontecido noutros países europeus, a bola está prestes a rolar em Portugal. Em Espanha e Itália fazem-se os últimos ajustes para o regresso do desporto rei mas em Portugal já sabemos que apenas se jogará a Primeira Divisão e a Taça de Portugal.

Nada melhor do que começar com a situação "mais acima" para determinar o campeão nacional. Porto e Benfica estão separados por apenas um ponto (com o Porto em vantagem no confronto direto se por ventura terminarem empatados no final do campeonato) e com 10 jogos ainda. São 30 pontos que estão em disputa e certamente iremos ter campeonato até  ao fim no que diz respeito a atribuir o campeão nacional. O Sporting matematicamente ainda tem hipóteses de ser campeão mas a distância para os outros dois grandes rivais é neste momento muito distante.

O Benfica esteve durante muito tempo em primeiro lugar com várias vitórias consecutivas tendo apenas perdido na primeira volta diante do Porto, na Luz. O Porto esteve sempre um bocado mais irregular no seu futebol com pontos perdidos diante de equipas teoricamente mais fracas. O que é certo é que no Clássico, o Porto conseguiu sempre superiorzar-se ao Benfica, aproveitar a má fase dos comandados de Bruno Lage e neste momento ocupam o primeiro lugar do campeonato, algo que parecia impensável em janeiro/fevereiro deste mesmo ano.

Tanto o Porto como o Benfica terão jogos complicados. De realçar o Porto que recebe o Sporting no Dragão e na última jornada vai à Pedreira para defrontar o Sporting de Braga. Vai arrancar neste retorno na Liga jogando diante da equipa surpresa, Famalicão e ainda tem sempre a deslocação complicada ao terreno do Tondela onde o Porto tem sentido algumas dificuldades. Igualmente o Benfica também terá de jogar diante do Famalicão, bem como uma ida à Madeira para defrontar o Marítimo. São as duas deslocação, em teoria, mais difíceis para Bruno Lage. Os encarnados recebem ainda o Sporting na última jornada do campeonato.

Para a qualificação para as competições europeias (Liga Europa) ainda existe muita luta com cinco equipas preparadas para disputar apenas duas vagas de acesso. O Sporting de Braga, em terceiro lugar, é aquele que melhor colocado se encontra para esta qualificação tendo 46 pontos contra os 42 do Sporting Clube de Portugal. Os leões foram muito intermitentes ao longo da temporada, várias trocas de treinadores, novas ideias para os jogadores assimilarem, o que levou a um futebol deficitário guiado pela magia de Bruno Fernandes.

Neste momento, com a chegada de Ruben Amorim após trocar o Braga pelo Sporting, poderemos ver aqui a uma luta acessa pelo terceiro lugar que garante acesso à segunda eliminatória da Liga Europa enquanto o quarto lugar obriga as equipas a jogarem a terceira eliminatória (serão mais dois jogos nas pernas no início da próxima época).

Apesar do Braga e Sporting estarem melhor posicionados para terminarem em 3º e 4º lugar respetivamente, o Rio Ave, treinado por Carlos Carvalhal com 38 pontos, Vitória de Guimarães, com 37 pontos e o Famalicão igualmente com 37 pontos são as três equipas que procuram chegar aos lugares europeus. O campeonato está bem longe de estar decidido. Se para determinar o campeão, as pessoas estão a prever que se vai disputar até ao fim, do que dizer para as competições europeias onde existem 5 equipas com hipóteses reais de chegarem a esse objetivo? 

No fundo da tabela ainda existem muitas dúvidas de quais serão os dois clubes que na próxima temporada disputarão a Liga Ledman Pro. O Desportivo das Aves, devido também aos problemas financeiros que assolam o clube, tem sido a equipa mais irregular no campeonato. Com apenas 13 pontos conquistados em 24 jogos levam a crer que a descida ao segundo escalão está praticamente consumada. Até porque ainda tem de jogar diante do Benfica, Porto e Braga. Três jogos onde a derrota será o mais provável de acontecer.

O Portimonense depois de duas épocas relativamente tranquilas na Liga Portugal, neste momento vive momentos aflitos e ocupa a penúltima posição do campeonato. Com apenas mais 3 pontos que o Aves, o Portimonense terá de fazer mais e melhor se quiser que para o ano exista o derby do Algarve na primeira divisão (o Farense subiu ao primeiro escalão do futebol português).

Nada ainda está decidido, apesar de a distância para "a salvação" estar a 6 pontos (o Paços de Ferreira tem neste momento 22 pontos), é preciso um conjunto de fatores que permitam ao Aves e Portimonense permanecerem na primeira divisão. O Marítimo, Tondela e Belenenses são equipas que têm um pequeno conforto mas que não podem relaxar em demasia porque já vimos esta época acontecer: o Benfica teve vários pontos de vantagem diante do Porto e neste momento está em segundo lugar, tal cenário voltou acontecer na época passada quando o Porto estava em primeiro lugar e o Benfica com uma segunda volta muito forte sagrou-se novamente campeão nacional.

No futebol nada é certo. Olhando para o agora, é possível que Aves e Portimonense estejam condenados à descida porque têm sido a equipa mais irregular do campeonato, com muitos golos sofridos e com as contratações no início da temporada a não darem tão certo. Por exemplo, o Aves contratou Enzo Zidade, filho do craque Zinedine Zidane e apenas esteve presente meia época sendo já despachado para a segunda divisão espanhola.

Voltando a frisar, de saudar o regresso do campeonato, são 10 jogos que faltam, 30 pontos em disputa e nada está fechado, longe disso. O futebol é imprevísivel como já demos o exemplo aqui e serão os detalhes que farão a diferença para determinar o campeão nacional, o acesso às competições europeias e, por fim, quem enfrentará o desgosto de uma descida de divisão.