O espetáculo do Boxing Day
Chegou um dos dias mais aguardados do ano para o adepto do desporto em geral, hoje é dia de Boxing Day e a Premier League, como sempre, fica ao rubro neste dia 26 de dezembro. Existem campeonatos que param praticamente o mês de dezembro todo, como é o caso da Bundesliga, outros que continuam a jogar (a Liga Portuguesa, por exemplo) mas nenhum se compara ao espetáculo que é a Premier League.
É um dos dias mais movimentados na Premier League e sempre cheio de espetáculos e grandes jogos, como já é apanágio da Liga Inglesa. E qual será a razão por detrás do Boxing Day? O porquê de ser, no futebol, apenas praticado pelos britânicos?
O Boxing Day é significado de grandes receitas: para os clubes e para as cadeias televisivas que detém os direitos dos jogos
Convém primeiro realçar o que significa este termo Boxing Day, certamente a maioria já ouviu falar, mas apenas associa aos jogos da Liga Inglesa. Pois bem, o termo é Boxing Day é utilizado para designar um feriado religioso maioritariamente nos países de Língua Inglesa (existem algumas exceções como Roménia ou Hungria). É comemorado sempre no dia a seguir ao Natal, dia 26 de dezembro. É um dos dias mais movimentados, não só devido ao desporto mas às inúmeras promoções em lojas, entre outras atividades que atraiem turistas e multidões às ruas.
É um feriado presente na comunidade britânica desde há muito tempo (1871) no reinado de Rainha Vitória e existem diversas teorias sobre o surgimento deste feriado. A primeira fala sobre os ricos, que davam esse dia de folga e caixas (boxes) com as sobras de comida aos seus empregados. Como os presentes eram entregues em caixas (boxes, em inglês), o dia passou a ser chamado de Boxing Day. Os empregados, assim como seus patrões, também presenteavam seus entes queridos com caixinhas especiais.
A segunda teoria, tem um cariz religioso. Ao longo do ano, as igrejas recolhiam doações feitas por fiéis. O dinheiro ficava guardado em caixas (lá está, as boxes) que só podiam ser abertas na época do Natal, quando o valor arrecadado era distribuído pelos mais necessitados.
Agora que estamos relativamente esclarecidos acerca de como surgiu o termo do Boxing Day, importa agora compreender como é que passou para o futebol. Como é hábito, o futebol inglês é um mundo à parte do futebol praticado no resto do mundo, em termos de jogos como em termos de mentalidade. E na Inglaterra, já havia o hábito dos clubes, da mesma região e/ou regiõse aproximadas, jogarem mesmo no próprio dia de Natal (25 de dezembro) costume que foi extinto em 1957.
E como é sabido, o campeonato inglês é muito exigente, com uma carga de jogos brutal e esta jornada em específico foi "empurrada" para dia 26. Isto porque nesta altura do ano não há jogos de seleções e a Federação Inglesa aproveita para "espremer" os jogos em atraso devido ao calendário volumoso, mas também para reunir mais receitas televisivas porque ninguém quer perder um espetáculo como é o Boxing Day. Estamos a dar mais destaque à Premier League, mas como foi dito anteriormente é um costume britânico, portanto campeonatos como o escocês, irlandês (popularmente chamado de Dia de Santo Estevão) e outros também têm o hábito dos clubes jogarem no Boxing Day.
O primeiro jogo de sempre relacionado com o Boxing Day teve lugar a 26 de dezembro de 1860, entre o Sheffield FC e o Hallam FC, clubes que tinham uma rivalidade local bastante acentuada na altura, perfazendo também o derby mais antigo de sempre do futebol mundial.
Cristiano Ronaldo voltará a jogar uma jornada do Boxing Day 12 anos depois
Boxing Day - 19º Jornada
Os jogos têm todos transmissão televisiva na Sport TV em Portugal, mas apenas durante este ano. Nos próximos três anos, a Eleven Sports Portugal chegou acordo para a exclusividade da Liga mais importante e mais chamativa de todo o mundo. Eis os jogos desta jornada:
- Manchester City vs Leicester
- Norwich vs Arsenal
- Tottenham vs Cristal Palace
- West Ham vs Southampton
- Aston Villa vs Chelsea
- Brighton vs Brentford
Devido ao aumento de casos causados pela pandemia da Covid-19, algumas equipas têm sido fustigadas por muitos jogadores infetados. Alguns jogos do boxing day acabaram mesmo por ser adiados devido à falta de jogadores disponíveis, como é o caso do jogo entre Liverpool e Leeds, Wolves contra o Watford e, por último, o Burnley diante do Everton. Estes jogos não deverão ocorrer antes do final deste ano.