Llanfairpwllgwyngyll Football Club, o clube com o nome mais estranho (e longo!) do mundo
Alguma vez deu de caras com nomes extremamente estranhos no mundo do futebol? De certo que já viu muitos como Crystal Palace (de Inglaterra), Robin Hood (do Suriname), Venta de Baños (Espanha), e muitos outros... mas o clube que trazemos hoje, se não for o clube com o nome mais comprido (e estranho!) andará muito perto disso. Falamos do Llanfairpwllgwyngyll Football Club e calma, este é o nome abreviado do clube porque se for sem qualquer tipo de abreviatura, o nome do clube é... Clwb Pel Droed Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch Football Club. De loucos, não? Por isso, vamos referir ao clube apenas como Llanfairpwllgwyngyll pelo bem da nossa sanidade mental.
O Llanfairpwllgwyngyll foi fundado em 1899 estando na altura desta publicação a cumprir o seu 121 ano de muitas histórias e (poucas) conquistas. Fundado na pequena cidade com o mesmo nome, localizada na ilha de Anglesey, no noroeste do País de Gales. O clube foi fundado com o nome Llanfair Rovers, bem diferente do nome que possuí atualmente.
O porquê da mudança do nome? O motivo mistura-se com a história da cidade onde fica sediado o clube. O nome do pequena vila era Llanfair Pwllgwyngyll, mas em 1860, um morador teve a brilhante ideia de criar uma estação de comboios com o maior nome do Reino Unido, o que, segundo ele, atrairia mais turistas.
Assim surgiu a cidade de Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch, que, em tradução livre do idioma galês para o português, significa “Igreja de Santa Maria no fundo da aveleira branca perto de um redemoinho rápido e da Igreja de São Tisílio da gruta vermelha”... fantástico, não é?
Apesar da grande (literalmente) expressão do nome, o clube tem pouca tradição no que diz respeito ao futebol propriamente dito sem existir qualquer registo do clube na primeira divisão no País de Gales. O clube é semiprofissional, muito dos seus jogadores possuem outros empregos não se focam a 100% no futebol e apenas se unem no Llanfairpwllgwyngyll Football Club para treinarem devido ao gosto que têm pelo futebol. O clube, que se orgulha nas redes sociais, de ser o clube com o nome mais longo do futebol mundial, possui no seu historial apenas duas conquistas de renome, a Welsh Alliance League, conquistada na temporada de 1987/88 e 2000/01, que corresponde à terceira divisão portuguesa. Tudo o resto são conquistas amadores (o clube afirma serem mais de 30). Keith Jones é o quarto treinador da equipa num período de 30, o que por si só é único nestes tempos constantes de mudanças. Sendo um clube sem muitas condições, a equipa é composta apenas por jogadores locais, na sua maioria jogadores que passaram pelas camadas jovens do clube. Atualmente, o jogador que se encontra há mais tempo no clube é Steve Smith que assinou pelo clube há 13 anos atrás.
Os nossos jogadores não recebem dinheiro para jogar no clube. Somos amadores. Ou seja, jogamos futebol, mas cada um tem seu emprego. Para dar-vos um exemplo, temos um eletricista, um professor de escola primária, ... Eu sou vendedor de produtos siderúrgicos. O Arwyn Owen, uma jovem promessa, que muitos dizem ser o Lionel Messi do País de Gales, trabalha numa empresa que cortar árvores. Além disso, temos alguns jogadores na faixa de 17 ou 18 anos que são estudantes universitários. Para a maioria, essa questão não é um problema, mas já tivemos casos de jogadores chegarem atrasados para as partidas, com a roupa de trabalho vestidas.
Steve Smith, defesa-central do clube.
O Llanfairpwllgwyngyll FC jogas as suas partidas no Maes Ellian, estádio que tem uma lotação de 1500 pessoas, sendo que desses 1500 lugares, 50 são lugares sentados.
Para aqueles que são um pouco mais curiosos, aqui fica um vídeo para entenderem como se pronuncia o nome da cidade: