Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Terceiro Tempo

"Em futebol, o pior cego é o que só vê a bola." - Nelson Rodrigues

Terceiro Tempo

"Em futebol, o pior cego é o que só vê a bola." - Nelson Rodrigues

Cristiano Ronaldo passa a ser CR800

O jogador português passou a barreira dos 800 golos como jogador profissional

13.10.21, Terceiro Tempo

Craque português continua a ser exigente consigo próximo e ontem voltou a brilhar com a camisola da seleção portuguesa. Voltou a fazer um hattrick, o oitavo da sua carreira por Portugal num jogo onde a seleção das quinas bateu o Luxemburgo por 5-0 e com mais recorde batido por Cristiano Ronaldo: é o primeiro jogador da história a atingir os 800 golos como jogador profissional (pelo menos a ser reconhecido pela FIFA).

Cristiano Ronaldo apontou mais um hattrick na sua carreira (Fotografia: Lusa)

         A seleção portuguesa bateu ontem o Luxemburgo por 5-0. Um jogo de praticamente sentido único que começou a ser construído desde muito cedo. Aos 10 minutos de jogo, Portugal já vencia por duas bolas a zero com dois golos por intermédio de Cristiano Ronaldo (de penalty).

         Os restantes golos foram surgindo naturalmente. Bruno Fernandes também fez o gosto ao pé, bem como João Palhinha. Na estreia a marcar pela seleção teve um festejo, no minímo, curioso. Festejou à "Ronaldo". Ou melhor, foi uma tentativa de festejo. Ainda assim, importa ressalvar a homenagem feita por Palhinha ao melhor jogador português de sempre. A contagem final aconteceriam já perto dos 90 minutos, com Ronaldo a coroar uma excelente exibição com um hattrick.

         Com a vitória, Portugal fica mais próximo da qualificação direta para o Mundial a realizar-se no próximo ano no Qatar. Os próximos jogos da seleção das quinas serão no próximo mês de novembro diante da República da Irlanda e da Sérvia, bastando apenas um empate em ambos os jogos para se qualificar de forma direta sem ser necessário passar por um playoff de apuramento.

         Importa ainda falar mais um pouco de Cristiano Ronaldo e dos números assombrosos que o jogador tem. O futebol existe há muito tempo, já vimos imensos jogadores de grande nível a pisarem os relvados, mas Ronaldo foi o primeiro (pelo menos reconhecido pela FIFA) a chegar aos 800 golos como jogador profissional. Tornou-se uma máquina de fazer golos e de quebrar recordes.

         E isto tem ainda mais peso quando vemos que não foi apenas num clube. Para além de ser o melhor marcador de seleções (com 115 golos e a contar...), é ainda o melhor marcador da história do melhor clube do mundo: o Real Madrid. Destronando lendas como Raul Gonzalez, Di Stefano, Puskás, Brutagueño e muitos outros craques que jogaram no clube madrileno.

         Estes dados, os 800 golos foram repartidos por todos os clubes por onde CR7800 passou: Sporting, Manchester United, Real Madrid, Juventus e seleção nacional. Somam-se ainda 6 golos pela seleção olímpica e seleção sub-21 (mas que já conta para a estatística como jogador profissional). Sem esses "apenas" soma 794 e provavelmente precisará de apenas 5 golos para chegar aos 800 golos.

         É incrível a sua força e determinação em ser o melhor. Provavelmente não é o melhor jogador que já vimos com a bola nos pés e, muito provavelmente, existiram outros jogadores que no seu auge foram melhores que Cristiano Ronaldo (o caso de Ronaldinho ou de Ronaldo Fenómeno, por exemplo) mas o facto de Ronaldo estar há mais de 12 anos na ribalta do futebol, sempre elevando o seu nível de jogo, com uma monstruosidade de golos por época, de imensos recordes batidos e com 5 bolas de ouro conquistadas (apenas destronado por Messi nesse capítulo). 

Com 36 anos, Ronaldo não ficará por aqui. Deverá ter mais 2 ou 3 anos como futebolista profissional e certamente quererá continuar a bater recordes, a continuar a marcar e, o mais desejado neste momento, é voltar a conquistar algo pela sua seleção. Seria algo incrível, o melhor jogador português da história conseguir um Mundial para Portugal. Seria para fechar uma carreira cheia de títulos em beleza.