Abel Ferreira novamente à conquista da Libertadores
Há muito tempo que se perspetivava quem seriam os finalistas da Libertadores deste ano. De um lado o Flamengo que tem um dos melhores elencos de toda a América do Sul, de outro o Atlético Mineiro que se reforçou com contratações de peso para esta temporada como é o caso do ex-Porto, Hulk. Depois haviam outros clubes aparecer numa segunda linha como é o caso de Boca Juniors, River Plate e Palmeiras. Uma das meias-finais da Libertadores foi Palmeiras x Atlético Mineiro. Apesar do Palmeiras ser campeão em título, a falta de reforços e alguma intermitência nas exibições, levavam aos especialistas a considerarem o Atlético Mineiro como favorito, mas erraram profundamente. Abel Ferreira, depois de um empate a zeros no seu reduto, conseguiu também um empate fora mas desta vez com golos e levou o Palmeiras à sua segunda final consecutiva da Libertadores.
Abel Ferreira chega à sua final da Libertadores em pouco mais de 8 meses.
23 de novembro de 2019. Flamengo e River Plate estão na final da Libertadores. O mengão, como é carinhosamente tratado em terras brasileiras, era treinador por Jorge Jesus. Depois de uma partida que o Flamengo esteve sempre atrás do resultado, o Flamengo nos minutos finais do tempo de compensação, numa reviravolta histórica, ganhou a tão desejada Libertadores com Jorge Jesus a ser o primeiro português a conseguir tal êxito.
Pouco mais de um ano depois, a 30 de janeiro de 2021 foi a vez de Palmeiras e Santos medirem forças na final da prova mais importante da América do Sul. O Palmeiras, treinado pelo ex-treinador do Braga, Abel Ferreira, chegou viu e venceu. O campeonato não foi uma conquista, mas bateu no céu ao ganhar a Libertadores pela segunda vez na história do Palmeiras. Se Jesus tinha feito história sendo o 1º, Abel Ferreira não ficou atrás e na época de estreia no Brasil também conquistou o tão desejado título.
Agora, a 27 de novembro de 2021, daqui a poucos dias, Palmeiras volta a medir forças na final da Libertadores mas desta vez diante do Flamengo que encontrou uma nova vinda com a chegada de um novo técnico, Renato Gaúcho, proveniente do Grémio de Porto Alegre. Abel Ferreira pode continuar a fazer história, pode destacar-se de Jorge Jesus e tornar-se o treinador português com mais Libertadores.
Obviamente não terá tarefa fácil nesta final. O Flamengo é considerado, por grande parte dos adeptos do futebol, como a equipa que tem o plantel mais equilibrado de toda a América do Sul. Bruno Henrique o Gabriel Barbosa, os principais destaques do mengão, são sinónimos de golos, principalmente Bruno Henrique, que atualmente está num dos melhores momentos de forma da sua carreira e tornou-se mesmo o segundo melhor marcador em meias-finais da Libertadores, estando atrás apenas do Rei Pelé.
É justo dizer que as coisas não estavam a correr suficientemente bem com Rogério Ceni no comando do time, haviam sempre muitas críticas há equipa e mesmo quando ganhavam parecia sempre que faltava ali alguma coisa para o Ceni ser totalmente aceite por parte de toda a imprensa brasileira. O que é certo, e com a mudança de treinador, o Flamengo deu uma grande mexida e voltou a praticar um melhor futebol que aquele que estava a praticar quando era Rogério Ceni o treinador principal. Fazendo com que o Flamengo volte às melhores exibições e que parta como principal favorito a conquistar a Libertadores.
Apesar das críticas, Abel Ferreira segue firme no comando técnico do Palmeiras
Abel Ferreira também vem sendo criticado há largos meses pelo futebol pouco vistoso da equipa. O que é certo é que chegou à final da Libertadores e ainda está na disputa pelo Brasileirão, apesar disso ser já uma tarefa difícil com Atlético Mineiro e Flamengo melhor colocados para conquistar esse título. Ainda assim, é sempre bom relembrar que o investimento do Palmeiras para esta época não foi muito significativo e já na temporada passada o clube revelava alguma falta de profundidade em alguns setores. Pode ser com a chegada de Matheus Fernandes (ex-Barcelona) e Jorge (ex-Mónaco) ambos a custo zero, possam conseguir subir o nível e trazer uma maior competitiva ao setor de meio-campo e de lateral esquerda.
O afastamento prematuro das Copa do Brasil e o trajeto muito intermitente no Brasileirão onde matematicamente não é possível ser campeão. Abel Ferreira sabe que a conquista da Libertadores podem dar uma lufada de ar fresco à ele e a toda a equipa. A contestação sobe de tom, imediações do estádio tem sido pintadas com mensagens duras.
Ainda assim, o Palmeiras conta com jogadores muito interessantes. Gabriel Menino e Patrick de Paula são jogadores com um potencial tremendo e que poderão decidir um jogo de um momento para o outro. Mas, para mim, o jogador mais desta equipa é, sem sombra de dúvidas, Dudu. O craque brasileiro regressou depois de um empréstimo a uma equipa do Qatar e em bom tempo. É um jogador que joga e faz jogar. Qualidade técnica assinalável e estando Dudu em forma e a jogar bem, então o Palmeiras também estará muito próximo de conseguir ganhar os seus jogos.
Como se diz há muito tempo: as finais não são para se jogar, mas sim para ganhar. A equipa que for mais eficaz, a equipa que for mais cínica durante todo o jogo levantará o tão desejado 'caneco'. Veremos se a sorte volta a bater à porta de Abel Ferreira.
*artigo escrito no dia 25 de outubro. Atualmente, o Flamengo passa por uma fase difícil em termos de exibições e resultados e há quem peça a demissão do seu treinador. O Palmeiras tem melhorado no último mês, principalmente no que diz respeito ao quesito exibicional. A final será mais equilibrada.