Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Terceiro Tempo

"Em futebol, o pior cego é o que só vê a bola." - Nelson Rodrigues

Terceiro Tempo

"Em futebol, o pior cego é o que só vê a bola." - Nelson Rodrigues

A primeira partida de futebol "oficial" em Portugal

26.06.20, Terceiro Tempo

O futebol em português existe desde finais do século XIX com a criação de diversos clubes que nos dias de hoje estão extintos ou fundiram-se a outros clubes tornando-se num só clube. O primeiro jogo em Portugal ocorreu em 1984 e foi também o primeiro da rivalidade bem atual "Porto vs Lisboa", que opôs o Foot-ball Club do Porto diante do Foot-ball Club Lisbonense pela Taça D. Carlos I (também conhecida como Cup d'el Rey).

Existem muitas informações divergentes na data de fundação do Porto atual. Uns dizem que é uma extensão do Foot-Ball Club do Porto (que foi fundado em 1983) e alguns historiadores corroboram essa notícia mostrando alguns factos e afirmando que Futebol Clube do Porto e Foot-ball Club do Porto são clubes completamente distintos, é um tema interessante para uma próxima rúbrica. Sendo assim, o Porto atual afirma que o clube foi fundado em 1983, a 28 de setembro, dia em que D. Carlos I fazia anos. 

O O Foot-Ball Club Lisbonense, denominado também por Club Lisbonense, foi um clube de futebol português da cidade de Lisboa. O clube foi fundado em 1892 e foi extinto em 1902, sendo o antecessor do Club Internacional de Foot-Ball. 

A 25 de outubro de 1983, o fundador do Porto, um jovem chamado Nicolau d'Almeida convida o Club Lisbonense para uma partida que supostamente decorreria no dia 2 de novembro. O presidente da altura do Club Lisbonense, Guilherme Pinto Basto, aceitou de bom grado realizar um jogo entre ambas as equipas mas apenas a 2 de março de 1984 e para além disso, Pinto Basto conseguiu convencer D. Carlos a patrocinar o jogo, oferecendo também uma taça por parte do rei. 

O jogo foi no Porto, no campo Porto Alegre, também chamado Campo dos Ingleses, casa do Oporto Cricket and Lawn-Tennis Club. Que terminou com a vitória do Foot-Ball Club Lisbonense por uma bola a zero no tempo regulamentar. Porém, dizem que o jogo teve de ir a prolongamento mesmo com a vitória do Club Lisbonense, isto aconteceu porque porque o rei D. Carlos I e a rainha D. Amélia, provenientes de Lisboa, chegaram muito atrasados e o jogo teve de se alongar. 

Com referido, com a extinção do Club Lisbonense em 1902, o troféu está na posse do CIF - Club Internacional de Foot-Ball, constituído em 1902 e herdeiro do Lisbonense.