Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Terceiro Tempo

"Em futebol, o pior cego é o que só vê a bola." - Nelson Rodrigues

Terceiro Tempo

"Em futebol, o pior cego é o que só vê a bola." - Nelson Rodrigues

A conduta antidesportiva

O desporto às vezes mostra-nos o seu lado mau

12.10.21, Terceiro Tempo

Quantas vezes ouvimos falar em histórias de superação? Que o desporto acabou por ser um refúgio para muitos devido à vida atribulada. Quantos sonharam em se tornarem jogadores de futebol profissional e esse objetivo foi alcançado? É uma minoria, sem dúvida. Existem tantos outros talentos que por uma razão ou por outra não conhecem chegar a tornarem-se federado numa modalidade.

image_2021-10-12_161522.pngO episódio caricato chega-nos da Argentina numa falta de desportivismo gritante (Foto: feduargentina)

          O que iremos abordar hoje é o lado mau do futebol. O lado em que deixa-nos a pensar o que queremos das equipas, da competividade. O que se passou no dia 9 de outubro, num jogo de futsal feminino, na Argentina, ficará manchado, para sempre, no desporto daquele país.

         Era Gimnasia diante do Banfield, da segunda divisão. Dois clubes históricos da Argentina. O Banfield não precisava deste jogo porque já tinha garantido a qualificação para o playoff de subida mas ainda assim apresentou-se bem no jogo e rapidamente estaria em vantagem por 2-0 no marcador. 

         O problema veio depois, o treinador e jogadoras sabendo que o resultado não era favorável para o Banfield, isto porque em caso de vitória, a equipa do Banfield jogaria, teoricamente, contra um adversário mais complicado. Foi pedido às jogadores para não só pararem de atacar mas como marcarem auto-golos! Foram 4 auto-golos no total, completamente propositados pelas jogadores do Banfield e, com este resultado, jogarão com uma equipa mais fraca na tentativa de alcançarem a subida de divisão no playoff de subida.

         É sempre bom ganhar, mas os dirigentes do Gimnasia não ficaram nada contentes com o sucedido. Publicaram os golos nos seus canais oficiais e afirmaram mesmo que vão avançar com uma queixa junto da federação de futsal daquele país devido à conduta antidesportiva por parte das jogadoras do Banfield.

Aqui ficam as imagens do sucedido, partilhado no Twitter oficial do Gimnasia:

Não é o primeiro e, certamente, não será o último. A falta de desportivismo no desporto vai continuar, infelizmente. Porém, ainda bem que a maioria dos jogos atualmente passam a ter algum tipo de transmissão/gravação dos golos para entendermos bem o que se passam pelos relvados/ringues/etc por esse mundo fora. Acima de tudo, que sirva de lição para todos os envolvidos. Devemos ser os melhores e querer ser os melhores, sempre. Mesmo que isso implique ter de jogar contra... os melhores. O desporto é assim, uma vez ganhamos, outra vez perdemos. Mas mais importante que isso, é que nunca devemos parar de lutar.